quinta-feira, 25 de março de 2010

Relatório da Visita de Estudo a Lisboa


No dia 4 do mês de Março, realizou-se uma Visita de Estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de História e Língua Portuguesa. Contou com a participação de todas as turmas do 9ºano da escola EB2,3 Gualdim Pais.
À hora prevista, 8h30m, os dois autocarros iniciaram a viagem com destino a Lisboa, fazendo uma pequena paragem na estação de serviço de Aveiras, como é habitual. Por volta das 11h20m, chegámos ao destino e ficámos encantados quando vimos pela primeira vez o jardim do local onde está instalado o Museu Nacional do Teatro. Primeiramente, visitámos uma sala onde estavam expostas variadíssimas caricaturas pertencentes a famosos artistas ligados ao mundo da Música.
De seguida, visitámos o Museu Nacional do Teatro com uma simpática guia que nos levou ao passado. Ficámos a conhecer melhor o Teatro Português e alguns daqueles que fizeram histórias, actores como Vasco Santana e Beatriz Costa, que fizeram Portugal “Chorar a rir”. A guia mostrou-nos algumas roupas chamadas “trajes de cena” usadas, durante importantes espectáculos. Uma das histórias que ouvi deixou-me particularmente curiosa. Passou-se no Teatro D. Maria II, onde uma Companhia de Teatro queria apresentar ao público a peça de William Shakespeare “Macbeth”. Há quem diga que foi amaldiçoada pelo autor, pois sempre que é apresentada ao público acontece algum azar. Foi o que aconteceu ao Teatro D. Maria, este incendiou-se. Contudo, diz-se que poderá ter sido um curto-circuito.
Após a visita, fomos almoçar no magnífico jardim que se localiza naquele sítio e às 13h30m já estávamos no autocarro para nos deslocarmos até ao Cais do Sodré. Assistimos á peça “Auto da Barca do Inferno” ,que foi escrita por Gil Vicente e apresentada pela Companhia de Teatro “O Sonho”. Os actores interagiram com o público, o que tornou a peça ainda mais divertida. A caracterização das personagens estava muito boa, o cenário era simples, mas transmitiu a ideia pretendida.
Com esta Visita de Estudo ficámos a compreender melhor a peça de Gil Vicente que já tínhamos estudado na aula de Língua Portuguesa. Aprendemos mais um pouco sobre a história do nosso país e das pessoas que a ajudaram a fazer. Todos nós trazemos mais conhecimento e a certeza que a cultura no nosso país ainda não se perdeu…

Sem comentários:

Enviar um comentário