domingo, 6 de dezembro de 2009

Que é para ti o Natal?


Natal. Mas, afinal que significado esta palavra terá para as pessoas? Ou talvez não seja apenas uma palavra. Será que para o nosso mundo significa mais que isso? Para muitas pessoas esta época representa apenas um dia ou uma noite em que se oferecem presentes, beijinhos e uma ceia de Natal… É pena!
Estava uma noite mágica, as estrelas no céu dançavam, e fazendo pares, viravam-se umas para as outras, e a alegria da nossa casa sentia-se à distância. Naquela casa um pouco antiga, onde a lareira, ainda, aquecia aqueles que se juntavam á diversão, á felicidade e á descontracção que reinava. As minhas tias e a minha mãe estavam a fazer os últimos preparativos para a ceia de Natal, quando ouço uma pequena discussão dos meus avós, sem qualquer importância ou relevância, uma coisa do acaso. Mas, não sei porquê, apeteceu-me olhar para o céu, para as casas vizinhas, para uma pequeníssima parcela do mundo, e pensar. Aquela discussão, se assim quisermos chamar, não tivera um papel importante naquele momento, é normal as pessoas discutirem assuntos, e além do mais, tudo acaba sempre por se resolver.
No dia 25 de Manhã, à entrada da igreja, senti um arrepio ou algo do género, por olhar para aqueles idosos, que apesar do frio que fazia, estavam lá a ouvir a Palavra de Deus. Olhei para fora da igreja e vi casas, casas onde camponeses, talvez, cansados e fartos da vida que levavam, dormiam ou pensavam na vida…
Que importância tinha aquela irrelevante discussão, se pessoas no Mundo, pobres ou infelizes, não podem ter um Natal como a maioria de nós. Que significado tem para elas o Natal? É apenas mais um dia em que têm de suportar a dor, a tristeza ou as condições precárias de vida. E, é no Natal, que somos mais solidários, por isso se este Natal vires que alguém precisa de ajuda, ajuda-a, nem que seja com o teu sorriso, pois vais ajudar alguém a sentir-se melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário